terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Na Feira do Benfica

Como durante a semana só há trabalho e as novidades vêm todas juntas no fim de semana, seguimos com as pílulas de domingo. Domingo de manhã, no caso, quando fui à Feira de Artesanato do Benfica.

O caminho me impressionou mais que o destino final: o Benfica fica no sul da cidade, onde hoje se desenvolve a nova Luanda. Mansões, condomínios, um shopping, grandes obras - enfim, a imponente cidade moderna, construída na velocidade que exige um processo de reerguimento do país.

Minha "impressão" não é exatamente positiva; é só mais um susto de semelhança com a Salvador despersonalizada que começa no Iguatemi, passa pela nova Paralela e termina no município vizinho de Lauro de Freitas.

Angola5

Na Feirinha, depois de um grande engarrafamento, pintura naïf não exatamente inspirada, certamente alguns níveis abaixo da encontrada no Pelourinho. Mas mal percebi e comprei duas telas, pintadas com areia colorida, que me saíram por US$ 40.

Meus colegas me disseram que paguei um bom preço, mas foi uma decisão precipitada. A feira é dividida em dois setores: essa área ao ar livre, onde estão as pinturas, e as barracas cobertas (precariamente). É lá que estão belíssimas esculturas feitas de madeira e ébano, de vários tamanhos e estilos - e não fotografáveis.

A mais bonita que vi era de um pescador, com uns 50 cm de altura, cheia de detalhes, que me trouxe mais uma vez o eco da Bahia. A estatueta podia ser um personagem de Jorge Amado. Ou talvez seja tudo um pré-banzo.

Angola6

Nessa área coberta, tudo era muito caro também, mas dava para ter levado uma lembrancinha se eu não tivesse sido imprudente e comprado as telas: só estava com US$ 50 no bolso e os US$ 10 restantes foram para um bubu que comprei no caminho. O bubu não caiu bem em mim. Fiquei gordo. Ao fundo, no foto abaixo, a praia da Ilha de Luanda, assunto do próximo post.

PS: As fotos estão sendo exibidas? Estou usando o PhotoBucket. Acesso o blog de dois computadores diferentes e só em um deles as fotos abrem. O tilt é do pc ou é coletivo?

5 comentários:

  1. As fotos estão sim sendo exibidas e você, embora tenha ficado meio rechonchudo de bubu, ficou bonitinho...grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Ah, vc tá uma graça de bubu... gordinho, sim, mas uma graça... Esta feira deve ser bastante interessante, parabéns pela experiência! Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. muito bonito seu bubu, que já bonitinho no nome.

    ResponderExcluir