sábado, 31 de janeiro de 2009

Ilha de Luanda

A Ilha de Luanda é uma faixa longa e estreita de terra paralela ao continente (a ligação com a capital é um pequeno aterro, na verdade), e tem a praia mais próxima para quem mora na parte velha da cidade. A água chega geladíssima, não importa o quão escaldante esteja o sol.




Foto: Fesa.org.br

Como a ilha só tem praticamente uma rua, todos os bares dão direto para a areia, o que ajudaria a criar uma segregação entre locais e estrangeiros. Apesar da sensação incômoda de entrada de serviço, não há por parte dos bares qualquer tentativa de exclusão. Os angolanos entram nas faixas dos bares tranquilamente, e se misturam com os gringos até torná-los o que são de verdade: minoria.

Angola7
Angola8
Angola9

Não me parece haver nenhuma tensão implícita nesse convívio: os angolanos são muito agradáveis, mesmo com os tugas (portugueses), e a ilha é um dos raros lugares onde se pode tirar fotos das pessoas sem muita resistência - o único risco é um pedido amigável de gasosa por uma boa pose, mas, na maioria dos casos, eles pedem que se volte a praia com uma cópia impressa.



Foto: angola.linda.googlepages.com

Só uma das costas da ilha é própria para o banho. A faixa de água que dá separa a ilha do continente, a Baía de Luanda, é muito poluída. Locais e colegas brasileiros garantem: encostou os pés ali, pegou cólera. Apesar disso, a Baía forma o principal cartão postal da cidade, moldura dos prédios que se erguem na avenida Marginal, alguns coloniais e outros com aquela cara de "moderno nos anos 50", com charme de antigo arranha-céu.

5 comentários:

  1. Pela foto de cartão postal acima, dá pra ver que é uma cidade de colonização portuguesa. As cidades fortalezas, ou com toda a modernidade, o que restam delas, resistem ao tempo. Luanda beira Bahia... beira Lisboa...

    ResponderExcluir
  2. Luanda tem outra característica que a assemelha ainda mais a Salvador: cidade alta e cidade baixa, embora a diferença não seja tão aparente, porque não há o paredão que separa a alta da baixa da velha Bahia. A respeito do comentário de que os angolanos são muito agradáveis, inclusive com os tugas, garanto que não é geral. A elite realmente gosta e até imita os portugueses, mas o povão... Na época colonial, os angolanos eram proibidos de entrar em vários lugares e isso deixou pitadas de rancor.

    ResponderExcluir
  3. Tão longe, mas tão perto, tão semelhante, mas tão singular...

    ResponderExcluir
  4. Sempre tive e tenho um enorme desejo de conhecer Angola e principalmente Luanda. No entanto fico triste quando vejo os comentários feitos aos portugueses. Que a elite goste de emitar os portugueses, não me surpreende, agora que o povo angolano continue a guardar rancor ao povo português, isso sim deixa-me triste. Afinal de contas há muitos angolanos a viverem em Portugal e muitos portugueses a fixarem-se em Angola. Estamos a entrar no séc XXI, até quando esse rancor ?

    ResponderExcluir
  5. Sr. carlos venancio.
    eu nasci e vivi durante muitos anos em Luanda.
    Que eu saiba, numca o povo angolanao foi impedido na epoca colonial, de frequentar os mesmos locais que os portugueses.
    por isso, o que mencionou, no seu comentario é falso.
    Angola era e é a mais portuguesa de todas.
    No Congo belga, é que os negros nao podiam passar nos passeios com os brancos.

    ResponderExcluir