terça-feira, 24 de março de 2009

FAIL?

>>> Começo a desconfiar da vida útil desse blog. Não por falta de coisas a ver e dizer sobre a vida de gringo em Angola, mas por uma rotina que não deixa muito espaço para essa observação, que considero primordial para a vida de estrangeiro. Sinto-me novamente como o turista acidental do filme, preso numa cadeia de ambientes com ar refrigerado: casa / carro / trabalho / carro / casa.

>>> Não era exatamente isso o que eu queria, mas talvez seja só banzo, coisa totalmente normal, colegas me dizem. Pensando bem, minha rotina nos últimos meses em Salvador não era muito diferente, com a ressalva que eu andava de buzu e tinha uma liberdade de movimentos na cidade proporcionada pelo meu próprio conhecimento de habitante, não nativo, mas radicado há algum tempo ali.

>>> Cinema me faz muita falta aqui. No último sábado, dei um extra pro motorista (que normalmente não trabalha fim de semana) e fui ao Bellas Shopping - muito longe - ver Milk. Bom filme. No caminho, mesmo dentro do ar, um momento interessante: o motô resolveu cortar caminho na Estrada da Samba passando por dentro de um bairro chamado Coreia. Sujeira e favela daqui têm dimensão assustadora para estrangeiros, mas não deixa de ser reconfortante passar por um pouco de vida real nessa cidade. Por outro lado, que frivolidade a minha: todo mundo merece esgoto tratado e ruas em boas condições.

>>> Coreia me lembrou o nome de algumas ruas de Salvador próximas à Estação Pirajá: rua do Afeganistão, da Indonésia, da Palestina e do Camboja, perfeita oposição às vias europeias do Comércio. Saudade de trabalhar na rua.

>>> Salvador, tô chegando! Se tudo der certo, embarco 13 de abril para 15 dias de férias. Talvez minha agonia se deva a isso: reencontro com família & amigos, promessas de festa já agendadas (moqueca de feijão na casa de Pamplona & Sombra vai rolar; nova reunião de chegada-despedida no Rio Vermelho; etc)... Ora de começar a pensar nos presentes, no cds de Tarrachinha de Nilson & Larissa, nos bubus para Camilla.

>>> No próximo post prometo evitar esse tom de descarrego. Não gosto de blogs-divã, e por isso vou manter vocês livres dessa chatice. Arrumo algo legal da cidade para mostrar aqui da próxima vez.

4 comentários:

  1. Seu blog tem muita vida útil. Gostei de saber de algumas peculiaridades angolanas.

    ResponderExcluir
  2. "Gran Torino" é um grande Clint Eastwood. Uma súmula de suas constantes temáticas e de seu estilo como realizador cinematográfico. A descoberta da dimensão do outro, a necessidade do humanismo, e, para contrabalançar, a ressurreição de "Dirty Harry" em seu clamor de justiça - e justiça pelos oprimidos - tornam-no uma obra singular, mas não apenas por isso. Pela maneira de Eastwood narrar a sua fábula, desenvolver as suas situações (os diálogos com o padre, a herança, os seus 'closes' de fúria, etc). O filme saiu comigo do cinema. Coisa rara nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  3. Uiii. Moqueca aqui em casa? precisamos fazer a lista de convidados, encomendar os convites personalizados e a cerveja importada, contratar Lícia Fábia(o), pensar no serviço de manobrista, no mapa "go to Red River" e num calmante pra Fidel Castro.

    ResponderExcluir